A Defesa Civil de Maceió informou, nesta quinta-feira (27), que o período chuvoso de 2025 registre volumes de precipitação dentro da média esperada para a capital alagoana. O número deve se aproximar da média história da capital, que é 1.280 mm.
O coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), meteorologista Hugo Carvalho, explicou que há previsão de uma transição para condições neutras no Oceano Pacífico à medida que o outono e o inverno se aproximam. Isso pode reduzir os impactos típicos do La Niña, trazendo padrões climáticos mais próximos da média histórica, que é de 1.280 mm de precipitação entre abril e agosto.
O mês mais chuvoso costuma ser junho, com média de 322,8 mm de precipitação. Durante esse período, chuvas intensas e frequentes são comuns, influenciadas por sistemas atmosféricos diversos. Isso porque, apesar das condições neutras, outros fatores climáticos podem impactar o clima local.
Além disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há 60% de probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña entre fevereiro e abril, podendo influenciar o regime de chuvas na região.
Mín. ° Máx. °